Os portugueses estão a gastar mais nas compras de Natal. De referir, que na semana anterior, levantaram 580 milhões de euros e fizeram compras no valor de 772 milhões na rede Multibanco, valores ligeiramente superiores aos registados em 2009.
O orçamento dos portugueses está cada vez mais apertado, mas a falta de disponibilidade financeira não trava o imperativo das compras da época natalícia.
O que nos empurra pelas lojas dentro? Ninguém tem coragem para assumir um Natal sem compras. O medo de ser excluído dos grupos sociais, o medo da rejeição, empurra as pessoas para as "compras de obrigação", cedendo à pressão da família, dos amigos, dos colegas de trabalho…
O orçamento dos portugueses está cada vez mais apertado, mas a falta de disponibilidade financeira não trava o imperativo das compras da época natalícia.
O que nos empurra pelas lojas dentro? Ninguém tem coragem para assumir um Natal sem compras. O medo de ser excluído dos grupos sociais, o medo da rejeição, empurra as pessoas para as "compras de obrigação", cedendo à pressão da família, dos amigos, dos colegas de trabalho…
No entanto, estudos recentes concluíram que a crise económica ensinou as pessoas a comprar melhor e que uma nova geração de consumidores está em evolução.
Fugir da compra impulsiva, comparar preços, estar atento à inovação dos produtos, são comportamentos do novo consumidor, que dá preferência à utilidade e à durabilidade dos bens adquiridos e é cuidadoso na tomada de decisões. A crise tem sido uma experiência de aprendizagem para os consumidores, levando a um comportamento mais racional e responsável, veio para ficar.
Fugir da compra impulsiva, comparar preços, estar atento à inovação dos produtos, são comportamentos do novo consumidor, que dá preferência à utilidade e à durabilidade dos bens adquiridos e é cuidadoso na tomada de decisões. A crise tem sido uma experiência de aprendizagem para os consumidores, levando a um comportamento mais racional e responsável, veio para ficar.
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