Acção - Parte ou fracção da propriedade ou do capital social de uma empresa.
Bolsa de valores -Mercado onde se transaccionam acções. É o local onde os intermediários (correctores) fazem o encontro das ordens de compra com as ordens de venda dos investidores.
Coesão económica - É orientador de políticas fiscais e económicas redistributivas de uma comunidade. Pode ser de ordem local, nacional ou supra-estadual, como sucede na União Europeia.
Economia de mercado -um sistema em que o mercado é livre e em que os preços e as quantidades produzidas dependem essencialmente, da lei da oferta e da procura.
Empresa -Conjunto de recursos de capital, humanos e tecnológicos organizados com vista ao exercício de uma determinada actividade económica com fins lucrativos. Falência - Condição jurídica decretada através de sentença judicial, pela falta de cumprimento de obrigações assumidas.
Mercado - É uma instituição básica da economia em que o preço resulta do ajuste entre a oferta e a procura. Em termos económicos não tem limitações nem de tempo nem de lugar.
Orçamento de Estado -Plano anual de despesas, receitas e objectivos estabelecidos pelo estado. Constitui uma previsão e uma norma, sendo um instrumento de gestão e de negociação.
Orçamento Familiar - As actividades de produção e de consumo familiares estão na origem da economia, sendo ele que contém uma previsão das expectativas de ganhos e gastos.
Passivo - Corresponde às obrigações assumidas por uma empresa relativamente aos seus credores, sobre a forma de dívidas a pagar.