Meios de propulsão: Os aviões supersónicos e os aviões a jacto
Os aviões supersónicos, como o Concorde e caças militares, fazem uso de turbinas especiais, que geram potência necessária para quebrar a barreira do som. Além disso, o desenho do avião supersónico apresenta certas diferenças com o desenho de aviões subsónicos, devido à compressão do ar em altas velocidades não só asa, também à fuselagem tem desenho diferente em relação aos aviões subsónicos além da necessidade de reduzir o arrasto do aparelho com o ar. A velocidade de descolagem de certos caças chega à 220 km/h.
O caça F-22 Raptor teve seu primeiro voo em 1997.Em porta-aviões, usa-se uma espécie de catapulta linear, movida à pressão do vapor proveniente do próprio motor da embarcação. Essa catapulta fica abaixo da pista, ficando visível apenas um gancho no chão da pista, que encaixa no trem de pouso dianteiro da aeronave e a impulsiona fazendo-a atingir a velocidade necessária para descolagem em uma pista curta. À primeira vista, a parte visível desse sistema se assemelha a um trilho. No pouso a velocidade é igualmente alta. Então o caça faz o uso de um gancho de retenção (localizado na parte traseira do avião), que prende-se há cabos de aço esticados na pista, ajudando a parar rapidamente. O voo em velocidade supersónica gera mais poluição sonora devido à onda de choque. Isto limita os voos supersónicos a áreas de baixíssima ou nenhuma densidade populacional. Quando passam numa área de maior densidade populacional, os aviões supersónicos são obrigados a voar em velocidade subsónica. Algumas aeronaves são capazes de voar em velocidades hipersónicas, geralmente, velocidades que superam cinco vezes a velocidade do som. O corpo sustentante é um exemplo deste tipo de aeronave.
Os aviões monomotores, fazem parte dos aviões a jacto; Os aviões a jacto fazem uso de turbinas para gerar o empurro necessário para o deslocamento da aeronave para frente. O primeiro avião com um propulsor a jato, denominado termojato, foi o Coandă-1910, criado pelo romeno Henri Coandă. Esses possuem muito mais força e criam um impulso muito maior do que aviões que fazem uso de turbo-hélices. Como consequência, podem carregar muito mais peso e possuem maior velocidade; porém é a grande quantidade de som criada por uma turbina; isto torna aviões a jacto uma fonte de poluição sonora. Esses são relativamente silenciosos, porém, são sensivelmente mais baratos e económicos; o que os torna a melhor opção para pessoas que desejem possuir um avião próprio ou para pequenas companhias de transporte de passageiros. Hoje em dia os aviões a jacto são menos poluentes e menos ruidosos para o meio ambiente.
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